A eterna Rural
Apesar de ter sido criada nos Estados Unidos, a Rural Willys/Ford é um símbolo de nossa indústria automotiva e, principalmente, da história brasileira dos últimos 60 anos. Por isso nunca é demais celebrar a eterna Rural!
Texto e Fotos James Garcia
Qualquer um que goste de off-road e história, curte a Rural, o inesquecível utilitário produzido pela Willys Overland nas décadas de 1950, 1960 e 1970 no Brasil. Nos Estados Unidos o modelo era fabricado desde 1946, com o nome Jeep Station Wagon.
Por aqui, além da Willys, a Rural também foi produzida pela Ford, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome Rural e quase todas as características do veículo.
Diferente do modelo norteamericano, que tinha uma grade frontal totalmente inspirada no irmão menor e mais velho, o Jeep, a parte frontal da versão brasileira foi redesenhada em 1960, utilizando como inspiração a arquiteturade Brasília, em construção na época. Este design acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.
Construída em versões com tração 4×4 e 4×2, a Rural Willys de meados da década de 1960 até as versões feitas pela Ford, em 1975, eram equipadas com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional).
O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, conhecido como BF-161, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no País e também equipou outros carros da Willys, como o Jeep e o Aero Willys.
Do segundo semestre de 1975 até o final da produção, em 1977, a Rural saia com motor Ford OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 cavalos.
Numa rápida análise é fácil concluir que a Rural seja a “avó” dos atuais utilitários esportivos existentes; era um utilitário com bastante espaço, mais robusto e com aptidão para o off-road.
A Rural teve um papel de grande importância em nosso País, não só no universo automobilístico, como no desenvolvimento das áreas rurais e expansões dos grandes centros. Impossível, por exemplo, dissociar a Rural de Brasília, por exemplo.
Por isso fica aqui nossa singela homenagem, com as imagens dessa unidade arrasadora, uma Ford 1974 em laranja e branco, adquirida no Paraná, por um colecionador de Brasília.
Depoimento do proprietário – João, expedicionário e off-roader
“Ela foi comprada para a minha filha mais velha, que neste ano faz 14 anos. Fiz o mesmo com um M-38 (1951) para o meu filho do meio (que neste ano faz 12 anos) e com um Jeep Ford CJ5 1977 (OHC), para a minha filha mais nova (que neste ano faz apenas 10 anos).
Explico: em um mundo cada vez mais pilotado pela futilidade e ostentação, penso ser importante que eles saibam valorizar esses utilitários antigos – verdadeiras ferramentas confiáveis e, por isso, incansáveis quando bem cuidadas – que tanto ajudaram a formação do Brasil moderno da segunda metade do Século XX (quer seja na vida civil, como é o caso do CJ5 e da Rural, quer seja no que tange à integração nacional no caso do M-38, militar).
Inspiram valores como o trabalho e são espartanos. São duráveis e foram concebidos para cumprir compromissos. Ou seja, representam o contrário da lógica de hoje, quando tudo é efêmero, descartável e, muitas vezes, irresponsável.
Além disso, para crianças que nasceram vendo de perto jipes Land Rover Defender que levaram o pai delas a cruzar o Brasil, a América do Sul e a África Austral, cuidar dos 4×4 brasileiros (ou usados pelas instituições brasileiras) é também um exercício de amor muito natural.
Por isso fizemos essa pequena coleção. Uma homenagem familiar a tudo que esses jipinhos representam. Em particular, a Rural – avó das SUV´s contemporâneas – veio para mostrar que, em termos de estilo (ela é laranja!) e confiança, as “novinhas” ainda tem muita estrada pela frente!”
Meu Sonho de Consumo !!!
O pneu é Firestone Cidade e Campo
O Pirelli tinha o Modelo Rodo Rural que é vendido até hoje apenas no aro 16”
Esta Rural está com os Firestone
Mas uma linda Rural
Tô doido pôr uma dessa toda original uma beleza
Uma Rainha das ruas e estradas do Brasil
Linda
Marcelo Dal Secco Gomes
Meu Pai Teve uma 62 4X4 azul e Branca Zero km linda Ótimas lembranças.
O meu uma 1960.Azul.
Muito linda
Me faz lembrar da minha infância, meu pai tinha uma azul marinho 4×4.
Quanto vc q
Vc não vende não né
Tive uma rural Willys overlan do Brasil, ótima 6 cilindros, câmbio no volante, 3 marchas, 7 km. Por litro gasolina na estrada.
Parabéns
Este é o consumo de uma Rural bem regulada
Meu pai tinha uma e aprendi. Dirigi nela muito boa
Meu pai já teve uma dessa que acabou na fazenda.
Aprendi a dirigir numa 67
Eu ja dirigi munto essas rural era um trator no barro
Muito linda relíquia
Meu pai tinha uma igual a essa
Muito lida
Está sim e SUV primeiro do mundo e brasileira hehehehehe
Grande utilitário Brasileiro
Sonho de Consumo.
Muito relique
Isso é carro o resto é condução.
Pajero Full
Muito linda quero pra mim
Tenho a irmã dela. Uma pikaup f 75.ano 1971 e trabalhando. Não vendo um sonho de criança.
Muito bonita já tive o prazer de ter uma a minha era 1965 arrependo ter vendido
Eita saudade a do meu pai era verde e branca o tempo bom e eu não sabia
Muita bonita
Maravilhosa!
Eu já sonhei muito com uma dessa, hoje estou realizando meus sonhos! Quem tem tá bem!
Que demais! Mande fotos! Abs
Linda demais.
Linda…rural
Isso já foi bom , quando não tinha coisa boa
Eu tinha uma e vendi me arrependi q merda q eu fiz foi com um jeep 64 e uma f75 se achasse uma troca por uma rural eu faria.
É uma Ruralidade!
Já dirigi uma desta muito boa
Rural o carro dos antigos mais facil de capotar i virar.
Coza boa muinto andei igual aesa mentem
Meu sonho é ter uma dessa.
A q saudade dese tempo raredade possivel ness tempo
Linda! Amo essa Rural!
Almir Jabor, Rodolfo Jabôr, Gilson Figueira e Saulo Fragoso Figueira
É muito lindo
Muito linda adorei..
Tenho uma 72 e não vendo por nada
Chic hem?
Gislaine Jasinski
Adoro esse bibi
Massa viu?
Reliquia
Eu tive 2 dessas
Vendi a minha tem uns 5 meses.
Tenho um jogo de rodas originais com pneus pra vender… se alguém tiver interesse
51 99626 2559
Éverton Rafael Breitenbach.
Já tive uma muito boa, só que no caso da minha era motor opala 6 canecos fazia 1.8 por litro. Muuuuiito bebona.
Maldade desses carros .usei elas 10 anos
Quantas saudades daquele tempo meu pai comprou uma zero km em 1970 eu era criança mas já havia aprendido a dirigir em uma pikape de 1961, há se pudesse voltar no tempo.
Muito legal Idio! Tem fotos dessa história?
Estou vendendo uma verde ano 67 esta em excelemte estado 6cc , meu cel 11 981374727