A eterna Rural

A eterna Rural
Apesar de ter sido criada nos Estados Unidos, a Rural Willys/Ford é um símbolo de nossa indústria automotiva e, principalmente, da história brasileira dos últimos 60 anos. Por isso nunca é demais celebrar a eterna Rural!
Texto e Fotos James Garcia
 
 

Clássica, estilosa e robusta: a Rural chama atenção onde quer que passe

 
 
 
 
Nossa Rural teve clara influência da arquitetura de Brasília. Inverta a foto e temos o Palácio do Alvorada…

 
Qualquer um que goste de off-road e história, curte a Rural, o inesquecível utilitário produzido pela Willys Overland nas décadas de 1950, 1960 e 1970 no Brasil. Nos Estados Unidos o modelo era fabricado desde 1946, com o nome Jeep Station Wagon.
 
Jeep Station Wagon 1962 made USA: a diferença maior está na dianteira

 
Por aqui, além da Willys, a Rural também foi produzida pela Ford, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome Rural e quase todas as características do veículo.
 
Uma maravilhosa versão 1950

 
Diferente do modelo norteamericano, que tinha uma grade frontal totalmente inspirada no irmão menor e mais velho, o Jeep, a parte frontal da versão brasileira foi redesenhada em 1960, utilizando como inspiração a arquiteturade Brasília, em construção na época. Este design acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.
 
Veteraníssima em ação

 
Construída em versões com tração 4×4 e 4×2, a Rural Willys de meados da década de 1960 até as versões feitas pela Ford, em 1975, eram equipadas com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional).
 

 
O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, conhecido como BF-161, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no País e também equipou outros carros da Willys, como o Jeep e o Aero Willys.
 
O confi[avel motor BF-161 de seis cilindros e cerca de 90 hp, o mesmo do Jeep e Aero Willys
 
Do segundo semestre de 1975 até o final da produção, em 1977, a Rural saia com motor Ford OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 cavalos.
 
Essa Rural 74 foi adquirida com a supervisão de Angelo Meliani, restaurador de SP. “O carro estava em ótimo estado”.

 
Numa rápida análise é fácil concluir que a Rural seja a “avó” dos atuais utilitários esportivos existentes; era um utilitário com bastante espaço, mais robusto e com aptidão para o off-road.
 
Que tal esses pneus Pirelli “cidade/campo” originais 710 x 15, em perfeito estado? Sem ressecamento ou desgaste, originais!

 
A Rural teve um papel de grande importância em nosso País, não só no universo automobilístico, como no desenvolvimento das áreas rurais e expansões dos grandes centros. Impossível, por exemplo, dissociar a Rural de Brasília, por exemplo.
 
Note o alinhamento dessa carroceria. Não é restauração e sim um carro bem cuidado

 
Por isso fica aqui nossa singela homenagem, com as imagens dessa unidade arrasadora, uma Ford 1974 em laranja e branco, adquirida no Paraná, por um colecionador de Brasília.
 
Os profissionais da Oficina Meliani QT, fizeram a manutenção no sistema elétrico, freios e acabamento nessa beldade

 
 

 
 

 
 
Depoimento do proprietário – João, expedicionário e off-roader
“Ela foi comprada para a minha filha mais velha, que neste ano faz 14 anos. Fiz o mesmo com um M-38 (1951) para o meu filho do meio (que neste ano faz 12 anos) e com um Jeep Ford CJ5 1977 (OHC), para a minha filha mais nova (que neste ano faz apenas 10 anos).
 
Detalhe do interior da Rural Ford 1974 – Alavanca de câmbio na coluna de direção

 
Explico: em um mundo cada vez mais pilotado pela futilidade e ostentação, penso ser importante que eles saibam valorizar esses utilitários antigos – verdadeiras ferramentas confiáveis e, por isso, incansáveis quando bem cuidadas – que tanto ajudaram a formação do Brasil moderno da segunda metade do Século XX (quer seja na vida civil, como é o caso do CJ5 e da Rural, quer seja no que tange à integração nacional no caso do M-38, militar).
 
Os clássicos assentos originais

 
Inspiram valores como o trabalho e são espartanos. São duráveis e foram concebidos para cumprir compromissos. Ou seja, representam o contrário da lógica de hoje, quando tudo é efêmero, descartável e, muitas vezes, irresponsável.
 
Manual do proprietário, para as consultas básicas

 
Além disso, para crianças que nasceram vendo de perto jipes Land Rover Defender que levaram o pai delas a cruzar o Brasil, a América do Sul e a África Austral, cuidar dos 4×4 brasileiros (ou usados pelas instituições brasileiras) é também um exercício de amor muito natural.
 
Detalhe para a dobradiça inferior: nenhuma oxidação, somente um pouco de tinta descascada

 
Por isso fizemos essa pequena coleção. Uma homenagem familiar a tudo que esses jipinhos representam. Em particular, a Rural – avó das SUV´s contemporâneas – veio para mostrar que, em termos de estilo (ela é laranja!) e confiança, as “novinhas” ainda tem muita estrada pela frente!”
 
Espaço de sobra no big porta malas da Rural

 
Identificação localizada na lateral da porta

65 comentários em “A eterna Rural

  1. Quantas saudades daquele tempo meu pai comprou uma zero km em 1970 eu era criança mas já havia aprendido a dirigir em uma pikape de 1961, há se pudesse voltar no tempo.

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